
Empresa estrangeira: É possível ter CNPJ no Brasil?
- SIMPLE - Simplificando a burocracia.

- 9 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Muitas empresas internacionais querem operar no Brasil, mas o caminho burocrático pode gerar dúvidas. A boa notícia é que com a assessoria correta, é um processo totalmente viável e com etapas bem definidas.
Aqui estão os passos principais para a abertura do CNPJ:
Representação Legal: A empresa estrangeira precisa nomear um representante legal no Brasil. Este representante, que pode ser uma pessoa física ou jurídica residente no país, será o responsável por todas as obrigações legais e fiscais da companhia perante os órgãos brasileiros.
Documentação: É preciso providenciar e legalizar documentos da empresa-mãe no exterior. Isso inclui, por exemplo, o contrato social ou estatuto, que deve ser traduzido por um tradutor juramentado e apostilado para ter validade no Brasil.
Registro na Receita Federal: Com a documentação em ordem, o próximo passo é o registro na Receita Federal para a obtenção do CNPJ. Este processo exige o preenchimento de formulários específicos e a apresentação de toda a documentação legalizada.
Inscrição Estadual/Municipal: Dependendo do tipo de atividade, a empresa pode precisar de inscrição estadual (para atividades de comércio) ou municipal (para atividades de serviço). Isso garante a regularidade fiscal perante os estados e municípios.
Simplifique a expansão do seu negócio.

Comentários